A Rússia intensificou seus ataques à Ucrânia, disse Kiev hoje (28), com o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçando uma rápida retaliação contra qualquer país ocidental que se envolva em nome da Ucrânia.
Nos últimos dias, os países ocidentais aumentaram o fornecimento de armas para a Ucrânia à medida que os combates se intensificam no leste. Esta semana, mais de 40 nações se reuniram em uma base aérea dos EUA na Alemanha e se comprometeram a enviar armas pesadas, como artilharia, em resposta a combates em larga escala das forças inimigas em uma frente fortificada.
A Rússia diz que isso equivale a uma “guerra por procuração” da Otan contra ela.
“Se alguém pretende intervir de fora nos eventos em andamento e criar ameaças estratégicas para a Rússia que são inaceitáveis para nós, eles devem saber que nossos ataques de retaliação serão rápidos como um raio”, disse Putin a parlamentares em São Petersburgo.
“Temos todas as ferramentas para isso, coisas que ninguém mais pode se gabar de ter agora. E não vamos nos gabar, vamos usá-las se necessário. E quero que todos saibam disso.”
Fonte: Parlamento de São Petersburgo