O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, decidiu ontem (28) abrir um procedimento preliminar para apreciação das denúncias apresentadas no relatório final da CPI de Covid-19. No texto elaborado pelos senadores são citados o presidente Jair Bolsonaro e outras 13 autoridades com jurisdição privilegiada, no total o documento sugere o indiciamento de 78 pessoas.
Os senadores da CPI entregaram pessoalmente o relatório final ao procurador-geral na manhã desta quarta (27). A reunião na PGR durou cerca de 30 min.
Aras disse no Twitter do MPF que “a CPI da Covid já deu resultados”. “Temos denúncias, processos, autoridades afastadas e muitas investigações em andamento e agora, com essas novas informações, poderemos avançar nas investigações contra as autoridades com jurisdição dos tribunais superiores”, afirmou o PGR.
O documento é uma compilação de tudo o que foi verificado na sessão de quase seis meses no Senado, desde o início das obras, em 27 de abril deste ano. Além das propostas de indiciamentos, o texto contém pedidos de investigação.
Fonte: Procuradoria-Geral da República