O leão esta de olho em seus ganhos. Em discurso nesta quinta (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, reiterou sua intenção de tributar os lucros e dividendos das ações. Existe até um projeto do deputado federal José Nelto que prevê a cobrança do IR sobre lucros e dividendos distribuídos a pessoas físicas e jurídicas à alíquota de 10%.
Durante audiência pública virtual da Comissão Temporária do Senado sobre os efeitos da Covid19 no país, ele mencionou que o patrimônio da União vale R$1,3 trilhão. “Esses ativos podem estar próximos das pessoas e pagar impostos sobre os dividendos. Vamos tributar dividendos ”, disse ele.
O ministro também defendeu a criação do chamado Fundo Brasil, financiado com dividendos de empresas estatais, para financiar programas sociais. “Entregamos parte do capital social aos mais pobres e, por outro lado, vamos pagar parte da dívida. Em vez de deixar esse patrimônio nas mãos da corrupção, vamos pagar dividendos sociais, oferecendo mais de 200 reais para os mais pobres ”. Declarou na audiência.
Fonte: Audiência Pública Virtual do Senado