Em meio à sequência de registros médios móveis diários de casos de coronavírus e de um país que se aproxima de 3.000 mortes por dia, 2.798 na terça, mais da metade dos brasileiros se opôs pela primeira vez ao governo do presidente Jair Bolsonaro para o avanço da pandemia. Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo na noite de terça-feira mostra que 54% da população avaliam o desempenho do presidente na crise da saúde como ruim ou péssimo. Nos demais dados do instituto, 44% são contra o governo como um todo, ante 40% no final de janeiro.
A avaliação negativa da posição do governo sobre a Covid19 saltou seis pontos percentuais em dois meses, o índice em janeiro foi de 48%. Hoje, 22% dizem que o desempenho é excelente ou bom, enquanto 24% dizem que é regular: os níveis, em janeiro, eram de 26% e 25% respectivamente.
Por segmento, a taxa de rejeição é maior entre os graduados: 65%. Os empresários já registram o maior índice de aprovação, 38%, segmento que o presidente tenta satisfazer em parte opondo-se às medidas de fechamento do negócio.
Fonte: Folha de S. Paulo