Aqueles que tiveram o acesso negado à nova rodada do auxílio emergencial têm até 12 de abril para protestar contra a decisão, segundo o Ministério da Cidadania. No entanto, apenas alguns casos podem ser reavaliados.
Antes de contestar, o trabalhador deve primeiro confirmar se o benefício foi recusado. A consulta está disponível desde a última sexta (2) no sistema do Ministério da Cidadania, no site da Federação da Caixa Econômica. Você também pode verificar pelo telefone 111. A Caixa recomenda não ir diretamente às agências para evitar multidões.
Após confirmar que teve o benefício negado, é possível fazer a contestação por meio do site da Dataprev (acesse aqui), usando o mesmo caminho para verificar o status do auxílio. Depois, é preciso clicar no botão “Solicitar Contestação”, onde é apresentado o motivo da inelegibilidade do auxílio.
Ao clicar neste botão, o sistema perguntará ao beneficiário se ele realmente deseja apresentar a contestação. O beneficiário deve então confirmar o pedido e enviá-lo à Dataprev para revisão.
O novo auxílio começará a ser pago na terça-feira.
Fonte: Ministério da Cidadania