O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta disse que o atual ex-ministro Eduardo Pazuello está deixando o cargo e será o único ocupante do cargo no âmbito do ex-ministro da Saúde, que “não era ministro, não atuava”. Mandetta argumenta que não é porque ele não era do mercado, mas porque ele não pegou o espírito da pasta e usou sua força em conjunto com a ciência.
Mandetta diz que teme danos à imagem do exército muito mais do que o próprio ministro da Saúde. “O exército está muito obliterado com este episódio”, diz ele.
O ex-ministro da saúde diz que uma mudança no ministério da saúde não será resolvida a menos que o governo mude de postura. “Quando assumiu o cargo, o ministro Pazuello dispensou quase toda a equipe técnica do Ministério e nomeou militares”. Para ele, é preciso avaliar os próximos capítulos para saber se o novo ministro tem autonomia para mudar de posição no ministério e colocar técnicos, ou se essa opção não existirá.
Mandetta afirma que a única maneira do país de reverter essa situação é o Presidente da República mudar de atitude. “O presidente precisa concordar com os princípios de combate a pandemia para essa doença”, diz ele.
Fonte: Ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta